Búzios é uma cidade encantadora que recebe em média 5 a 10 milhões de turistas por ano.
É claro que todos os visitantes, além de se interessar pelas praias e belezas naturais, gostam de curtir a famosa noite do balneário e música é o que não pode faltar!
A música conecta pessoas, alegra a alma e aquece o coração e, em muitos hotéis, bares e restaurantes, é comum encontrar artistas tocando e cantando na noite búziana.
A música brasileira é conhecida no mundo inteiro e temos artistas tão geniais que permanecem imortais, como por exemplo, o saudoso maestro Heitor Villa Lobos, tido como a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica.
O compositor carioca foi um expoente do movimento modernista, compondo obras com nuances das culturas regionais, valorizando elementos de canções populares e indígenas, enaltecendo assim a música erudita brasileira e seu legado gerou frutos tão preciosos quanto suas obras.
Fundada no ano de 1952 a Escola de Música Villa-Lobos é uma das principais instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil, oferecendo cursos para todas as idades, com formação musical e técnica, desde o ano de 1999 a escola possui núcleos de ensino espalhados pela região fluminense.
E bem aqui em Armação dos Búzios, o Núcleo Avançado Tom Jobim, foi fundado no ano de 2007 com a ideia de contribuir para a formação de novas gerações da população búziana, desenvolvendo nos alunos a capacidade de aproveitar a música como meio de renovação e formação moral e intelectual. O Núcleo possui a Orquestra Popular da Escola de Música Tom Jobim e semeia desde então, a arte no seio desta cidade litorânea, repleta de possibilidades e que sem dúvida tem na música uma de suas grandes potencialidades, promovendo assim a formação intelectual e artística de seus alunos nesta península mais que musical!
0