Top
  >  Monte seu roteiro   >  Ponta do Pai Vitório

Búzios é uma cidade tão bonita que a todo instante dá vontade de tirar muitas fotos. São tantas praias e locais turísticos que, às vezes, é preciso até dar um tempinho do celular, senão a gente se distrai e nem curte o momento. Mas tem um local em especial que está em alta nos registros das redes sociais de alguns visitantes mais descolados e antenados com o que há de melhor na península.
Não é um local de fácil acesso e muito menos conhecido, por isso mesmo, causa mais curiosidade e a beleza da paisagem é o cenário perfeito para altas fotos!

Você já ouviu falar ou viu algum registro da Ponta do Pai Vitório?

Então está na hora de conhecer um dos picos mais irados da cidade. Esse mirante que fica no meio da natureza, entocado no bairro da Rasa, um dos primeiros bairros da cidade, distante de toda a badalação.

A Ponta do Pai Vitório é um local mágico e repleto de lendas: contam que “Pai Vitório” foi o único sobrevivente de um navio negreiro que afundou numa tempestade.

É importante ressaltar que o litoral da costa da Armação foi rota de desembarque de muitos navios repletos de escravos e o próprio bairro da Rasa preserva até hoje sua identidade ancestral, lá podemos visitar o Quilombo da Rasa, importante referência histórica da identidade cultural de Búzios.

Conta a lenda que Pai Vitório foi um padre de origem africana muito respeitado e que operava milagres curando muita gente. Uma noite no topo do morro, que hoje leva seu nome, ascendeu uma luz para guiar uma embarcação que por pouco não se chocou ás pedras, evitando um grande naufrágio e salvando muitas vidas.

Para chegar lá, é só seguir o caminho da saída de Búzios na estrada RJ 102, pegar a Estrada da Marina e seguir direto. A sua direita, você vai chegar numa estradinha de terra, entre um grande muro de concreto (tipo um corredor), vai te levar ao início da trilha para a praia – é uma caminhada de mais ou menos dez minutos e super tranquila.

Leve seu tênis e um pouco de água, pois não há quiosques, nem ambulantes no local. Uma manhã de sol é o momento ideal para conhecer esse paraíso e dar aquele mergulho, a água do mar é muito transparente e você vai ver muitas tartarugas nadando livremente nesse paraíso! São duas faixas de areia, e você ainda pode subir lá no alto e ver a vista deslumbrante de onde Pai Vitório iluminou e guiou o navio. É uma trilha bem pequena, mas íngreme e estreita. É importante ter cuidado ao subir e principalmente para descer! O visual compensa.

Então capriche nas fotos, curta muito esse momento e compartilhe essa experiência única.

post a comment