Caminhando pela Rua das Pedras talvez você não tenha notado, mas lá no início do local mais badalado da península tem um espaço tão especial que te inspira calma, felicidade e paz.
O Buddha Dharma Meditation Center – fundado em 2008 pelo mestre budista tibetano S. E. Lama Gangchen Tulku Rinpoche -, é um centro dedicado ao estudo da filosofia e práticas do budismo tibetano.
Os adeptos da filosofia Budista encontram neste local uma segunda casa e, mesmo que você nunca tenha conhecido um centro budista, vai perceber que todos são bem vindos e desfrutar das meditações guiadas, práticas e eventos que espaço oferece.
Semanalmente é possível encontrar Cris Anila Paramita – Coordenadora Filosófica e de Práticas do Budha Dharma -, uma personalidade muito estimada na cidade, que iniciou em 2005 a caminhada que viria a ser consolidada através do encontro com a Lama Caroline e que, com toda experiência e dedicação, vem contribuindo com o centro desde então.
Além da oportunidade de aprender um pouco desta filosofia sagrada, Armação dos Búzios nos próximos anos também será um local de peregrinação e harmonia.
Uma Stupa, construção sagrada do budismo, nos moldes da milenar Stupa de Borubudur, que existe na Ilha de Java, Indonésia, será erguida no bairro da Baía Formosa, próximo a Fazenda Cunha Bueno.
A construção da Stupa Mandala Tassgi (Jardim do Amor de Grande Auspicio), idealizada pelo mestre tibetano Lama Gangchen Rinponche, líder espiritual do grupo, já está em período de captação de recursos.
“Será um memorial da cultura de paz em Búzios. É um local sagrado dedicado ao entendimento e a harmonia entre todas as tradições religiosas e espirituais. O bem estar da humanidade e ao estabelecimento da paz no Brasil e no mundo.”, afirma, Cris Paramita.
Uma das curiosidades na escolha da cidade para receber o monumento é a ligação geológica da península com o Himalaia tibetano, estudiosos já encontraram rochas no litoral que teriam feito parte do que hoje é a grande cadeia de montanhas do Himalaia no que é conhecido como Orogenia de Búzios.
A Stupa será construída segundo a geometria sagrada. Será uma mandala tridimensional, local para meditação promovendo o estado puro e feliz da mente.
Sua construção fará parte da história da humanidade, como todas as stupas já construídas ao redor do mundo.
No Brasil existem templos budistas como o Zulaí, em Cotia (SP), e Khadrol Ling, em Três Coroas (RS), recebem juntos, quase 150 mil visitantes por ano.
Aguardamos com carinho este projeto incrível e desafiador, que elevará ainda mais a energia positiva e conexão pura desta cidade repleta de amor.
Para mais informações sobre o Centro Budha Dharma e o projeto da Stupa Mandala Tassgi, acesse: www.centrodedharmabuzios.com.br.
0